Descrição
CASA DO CARVALHO
A casa do Carvalho está situada no centro da freguesia de Chosendo, concelho de Sernancelhe, a cerca de 10km da Quinta da Picoila, antiga sede do morgadio da família Affonseca Coutinho, nos arredores de Penedono que tem um dos mais belos castelos de Portugal e a cerca de 20km do Santuário da Senhora da Lapa.
A família é descendente de Belchior Roiz D`Affonseca Coutinho, a quem foi concedido o Brasão da família e grau de cavaleiro, através de carta régia em pergaminho datada de 25/09/1619.
A casa do Carvalho entrou para a família Affonseca Coutinho pelo casamento de João César Faria d`Affonseca Coutinho, com Maria Casimira Carvalho, proprietária da casa.
João César é o quinto cavaleiro do Brasão da família e nasceu entre1780 e 1790.
São trisavós, de Afonso Manuel Salema De Vilhena Coutinho Caldeira o atual proprietário da casa.
A casa inicial era um pouco diferente da atual. O torreão só tinha uma janela centra e não havia a atual varanda do jardim.
No torreão foram colocadas as duas janelas estilizadas, sendo que uma foi comprada e a outra feita por cópia da primeira.
Estas obras terão sido feitas pelo neto de João César e Maria Casimira, o Dr Afonso Coutinho de Vilhena Caldeira, entre finais de sec XIX e início do sec XX.
Posteriormente a água canalizada chegou em 1972, e a eletricidade em 1975.
O Dr Afonso Coutinho de Vilhena Caldeira, nascido em 1864, foi viver para a foz do Douro em 1906, no entanto passava cerca de seis meses por ano em Chosendo, para onde transferiu a sede das propriedades da família, que incluíam terrenos não só da antiga Quinta da Picoila, morgadio inicial da família, mas também terrenos agrícolas na freguesia de Chosendo, que entretanto foram vendidos ao longo do sec XX. Finalmente a Quinta da Picoila foi vendida pela família em 1975.
Não é conhecida a data exata de construção da Casa do Carvalho, mas uma pedra do pátio das traseiras, existe uma inscrição com a data de 1692.
Atualmente a casa com dois pisos e um torreão central. Tem um quintal Frontal e um Páteo na parte na parte de trás com portão de acesso a viaturas que estacionam num dos anexos, o Cabanão, com capacidade para 3 viaturas tem ainda com anexos duas casa da Lenha e um arrumo junto ao portão de trás. Aqui situa-se uma churrasqueira em pedra.
Quintal, Páteo e anexos são murados. O quintal está num aterro e o acesso para o portão da frente faz-se por umas escadas.
Em frente a este portão existe um pequeno terreno triangular com muro, grade e porta pedonal.
Esta zona frontal tem saída para um arruamento que passa em frente á antiga fonte da aldeia, datada de 1898. No Quintal existem vários arbustos, trepadeiras e uma Tília ou Tileira no centro, plantada em 1978.
A primeira divisão é a chamada entrada de trás, que fica no segundo piso e tem uma grande estante de livros, do lado esquerdo fica a velha cozinha, agora restaurada, que tem armários banca, e fogão e um recuperador de lenha ligado ao aquecimento central.
A cozinha comunica com um quarto, com um WC grande, com as escadas para o Torreão onde está outro quarto e com a sala de jantar.
A sala de jantar dá para o jardim da frente e do lado sul comunica com um quarto e com um corredor que dá para um WC pequeno, para o lado norte comunica com a sala de jogos que tem porta para a grande varanda do jardim com uma trepadeira nas grades e escada para acesso ao jardim. A sala de jogos, tem ainda porta para a entrada de trás e para a sala de estar, que tem uma zona social e outra escritório e biblioteca. Esta sala tem porta para o Páteo e porta para o quarto grande.
Mais no fundo existem três pisos. No piso inferior estão as chamadas 'Lojas', que eram zonas onde antigamente se guardavam materiais e produtos agrícolas bem como respetivos animais. Temos nessas Lojas, a tulha que era onde se guardava o centeio, a cavalariça, a loja grande, que tem grandes arcas para guardar produtos agrícolas, a garrafeira, a loja da rua que é uma arrecadação e finalmente a loja que tem atualmente os tubos de saneamento.
As duas casas anexas que dão para o jardim e Páteo pertenceram inicialmente á casa do Carvalho, mas nos anos setenta do sec XX, ficaram pertença de outros membros da família que, entretanto, as venderam.
A casa foi palco de sucessivas férias de família, e três grandes festas, o casamento do atual proprietário em 19/09/1998 e os batizados dos seus dois filhos.
Esta é a historia da antiga Casa do Carvalho contada pelo proprietário, gostaria de continuar a historia de esta casa sendo você o novo proprietário, e fazendo de este espaço com história um alojamento de luxo, ou para sua casa permanente, ou espaço para eventos.
Venha conhecer...
Safti é uma rede Francesa em forte expansão em Portugal contando já com mais de 6000 consultores em toda a Europa.
Os valores Safti, honestidade, ética e a nossa política de acompanhamento e aconselhamento, garante-nos um elevado grau de satisfação dos nossos clientes.
Se procura um imóvel para comprar ou vender conte com a garantia de satisfação dos nossos profissionais.